sexta-feira, junho 23, 2006

... Quebra - Cabeça

Hoje indo para o trabalho, de repente tive o famoso insight e fiz uma descoberta: homens e mulheres funcionam como peças de um quebra-cabeça. A analogia parece simples, e de fato é, mas pode ir muito mais além se considerarmos outras coisinhas.

Nós somos simples peças dentro de um enorme tabuleiro. Possuímos vários encaixes e somos incompletos se não unidos à outra peça. O problema está em encontrar a certa. Muitas vezes conhecemos uma peça interessante, vemos que as cores combinam e percebemos que pode ser um encaixe de sucesso, mas não é. Dentro dessa brincadeira onde sempre existe a busca pelo encaixe perfeito, esse é o tipo de erro mais comum. Mas engraçado mesmo é quando tentamos forçar as peças a se encaixarem. Insistimos no erro conscientemente e, no final, as peças quebram de tanto esforço inútil e desgastante.

Existem ainda casos em que o encaixe é preciso, mas não satisfaz. São peças de encaixe muito parecidos e acabam se confundindo, e por isso permanecem unidos por um bom tempo até perceberem que não se pertencem. Então elas se separam e não sabem mais onde procurar outras peças depois de acreditar que aquele era o elo perfeito. Engano semelhante a este acontece quando duas peças se unem, mas ambas ao contrário, com as cores viradas para o chão. Eles acreditam ser o encaixe perfeito, mas não sabem que estão agindo errado, que estão desobedecendo as regras do jogo.

E aí você sabe o que acontece? Eles vão percebendo o erro com o passar do tempo, ao se compararem com as outras peças do tabuleiro. Mas ainda não entendendo exatamente o que há de errado com eles e de onde vem a inquietação, seguem o instinto e correm atrás de outras peças, já que todos temos mais do que um encaixe. E isso não quer dizer que eles vão se desligar do elo que já possuem. Por fim, o tabuleiro nunca se completa. Os erros sempre vão existir nesse jogo, e você sempre vai se queixar de que não existe uma peça perfeita pra você.

Boa sorte!

Nenhum comentário: